segunda-feira, 23 de agosto de 2010

É uma luta... cultura e arte por toda parte.


Começar um texto, falando de dificuldade é foda, mas é assim que vai ser.
Nesta semana que antecedeu o dia 21 de agosto de 2010, foi realizado pela Cooperarock em Camaçari, uma mostra com vídeos/documentários ligados ao rock n roll + um work shop de guitarra e contra baixo, tendo em vista as comemorações do nosso dia municipal do rock (que tb é aniversário de morte de Raul Seixas). Três videos recheiaram a semana com entretenimento ao qual o nosso público não está acostumado... mostra de arte, mostra de cinema, mostra disso ou daquilo. A realidade é que o nosso "grande" público quer ver é show simplesmente (de graça melhor ainda), e o que for diferente disso não tem tanta importância... pelo menos foi o que me pareceu. Ah meu Deus, que eu estaja enganado. Mas tudo bem, passou... não foi um sucesso de público, mas aconteceu... e os presentes curtiram a iniciativa da Cooperarock.
"A Todo Volume" foi o primeiro dos videos a ser exibido. Na sequência vieram "A História de Anvil" e finalizamos com "Nasi vivo na Cena"... grandes filmes.
Pro final da semana reservamos o workshop com pratas da casa. Os caras mostraram que estão atualizados com as técnicas dos grandes e renomados instrumentistas. As estrelas do work shop foram Rogério Thiburço e Pilla (execelentes guitarristas que Camaçari dispôe) que ainda convidaram Alex Pablo e Hogarth Jr para compor o time.
Pilla, com sua virtuose peculiar, mostrou que está em forma com sua técnica de velocidade, ocupando as casas do braço de sua guitarra com agilidade. Mas não só de velocidade vive um guitarrista... Pilla soube colocar muito sentimento em um tema autoral chamado Number Two. Além de instrumentista, é também compositor de mão cheia.
Rogério Thiburço (da banda evangélica de rock - Os Condutores da Glória) é um guitarrista calcado no hard rock e de uma firmesa com a guitarra que me impressionou. Depois de mostrar alguns temas, finalizou com uma versão de Bet It - Michael Jackson, acompanhado de uma das mais belas combinações - "uma fender e um marshall". Os convidados deram o recado. Destaque para Hogarth Jr, que com seu contra baixo de cinco cordas, mostrou domínio sobre a técnica de tapping, segundo ele, inspirada no baixista norte americano Victor Wooten. Alex Pablo, que é professor de guitarra da Cidade do Saber, apresentou uma versão para um clássico do blues -Still got the blues - Gary Moore. Um verdadeiro workshow. Que venham mais e mais atividades culturais desse nivel para Camaçari. Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário